Grupo DownDança

O grupo de dança do Projeto Carinho existe desde 1997, envolvendo crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Desde então, nas aulas, tem-se procurado desenvolver um trabalho harmônico onde o ritmo e o movimento são seus principais instrumentos.

O objetivo principal das atividades rítmicas é possibilitar à pessoa com Síndrome de Down uma oportunidade de experiência motora, explorando as limitações corporais de cada integrante, criando situações num processo de ensino e aprendizagem vivenciados pelos alunos da graduação.

Os exercícios rítmicos realizados com regularidade permitem vencer, em alguns casos, a falta de coordenação e equilíbrio. Para a aquisição do domínio do seu corpo, a pessoa necessita conhecê-lo e, para tal, desenvolver experiências em relação aos outros e aos objetivos que a rodeiam. Dessa forma, reconhece suas capacidades e limitações, sabe do que é capaz, tem consciência de si, e assim tem possibilidades de se desenvolver e crescer.

Como arte conceitual, a dança é uma forma de comunicação e expressão, e uma das manifestações inerentes à natureza do homem presentes nos acontecimentos da vida. Ela estabelece íntima relação com as emoções e sentimentos humanos.

A terapia pela dança tem sido, por muito tempo, uma valiosa ajuda na descoberta das individualidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>